ensino religioso
A expressão grega ‘apóstolos ‘, refere-se a um grupo de pessoas que Jesus Cristo enviou para diversos lugares para pregarem a chegada do Evangelho. Jesus escolheu doze apóstolos e pode-se dizer que estes doze homens foram os primeiros missionários cristãos.
Cristo escolheu os homens que articularam o crescimento do Cristianismo, consciente de que eles seriam seus herdeiros e conservariam a influência de seus ensinamentos ao longo do tempo. Assim, entre os discípulos que o seguiam, estavam: André; Bartolomeu, também chamado de Natanael; Tiago, filho de Alfeu; Tiago, filho de Zebedeu; João; Judas; Judas Iscariotes; Matheus; Filipe; Simão Pedro; Simão Zelote; Tomé e Matias, substituto de Iscariotes.
Pedro - Líder dos apóstolos recebeu de Jesus a missão de continuar sua obra depois que ele morresse. É considerado o primeiro papa da história. Também guarda as chaves do céu. Seu nome original era Simão.
André - Irmão de Pedro foi o primeiro a ser convocado por Jesus. Pregou pelas regiões que hoje correspondem à Turquia, à Grécia e à Rússia - é o patrono da igreja ortodoxa grega.
Tiago, o Maior - Um dos filhos de Zebedeu era pescador, a exemplo de André e Pedro, e foi um dos primeiros a abandonar tudo para seguir Jesus. Permaneceu em Jerusalém, junto a Pedro, e depois foi até a Espanha.
João Evangelista - Irmão de Tiago, o Maior, João era o mais novo dos apóstolos quando Jesus viveu. Escreveu o quarto e último dos evangelhos do novo testamento, além do livro do Apocalipse. Foi Único a morrer de causas naturais - todos os outros foram executados.
Tiago, o Menor - Filho de Alfeu,é identificado às vezes como o irmão de Jesus, às vezes como primo. Foi o principal líder da comunidade cristã de Jerusalém, e escreveu uma das cartas do Novo Testamento.
Matheus - Autor do primeiro evangelho na sequência do Novo Testamento. Antes de sua conversão ao cristianismo, Matheus era coletor de impostos e se chamava Levi. Abandonou os negócios e distribuiu seus bens