ENSINO RELIGIOSO 2
Karen Sabrina Gomes Ide 2ºA nº15
Ler o texto 3 “Religião e TV tem a ver?”, pesquisar sobre: concessão pública de rádio e TV, e democratização dos meios de comunicação no Brasil. Produzir uma reflexão acerca do texto 3 e da pesquisa feita.
Levando em consideração o foco principal de cada religião, a concessão pública às religiões não é exatamente certo, devido ao descompasso entre as expectativas dos vários fatores sociais quanto ao papel das mídias na sociedade na atualidade. Enfim, quando o assunto é mídia e religião, ainda estamos distantes de respeitar a laicidade do Estado e promover a diversidade de credos no Brasil, os conteúdos devem ser democráticos, isto é, devem atender a todos os gostos e não somente de um determinado grupo de pessoas, ou tem espaço para todo mundo, ou não tem. O empenho em converter pessoas à determinada religião na televisão é algo marcante não apenas recente, mas uma tendência histórica da mídia brasileira. Apesar de ser algo velado, é nítido que cada emissora é a favor de uma determinada crença, que tem como consequências a construção de privilégios para alguns segmentos religiosos e tornar público discursos tradicionalistas, em defesa de uma moral cristã. Em risco está à liberdade de expressão do conjunto da população brasileira e a convivência democrática entre os que se identificam ou não com determinadas crenças e ainda com os que não professam qualquer religião. A TV tem que representar as várias raças, etnias e religiões. A partir do momento que ela se limita a ser apenas uma parte do todo, ela esta indo contra os princípios básicos da comunicação, liberdade de opinião e expressão.
Concessão Pública de rádio e TV:
Nem todo mundo sabe, mas rádios e TVs abertas no Brasil operam com concessões públicas. É comum as pessoas pensarem que as emissoras de rádio e TV são donas dos canais e que podem fazer deles o que bem entendem. Na realidade, o conteúdo transmitido pelo rádio e pela TV trafega pelo ar, no chamado