Ensino publico e privado
A educação brasileira passou por grandes transformações nas últimas décadas, que tiveram como resultado uma ampliação significativa do número de pessoas que têm acesso a escolas, assim como do nível médio de escolarização da população. No entanto, estas transformações não têm sido suficientes para colocar o país no patamar educacional necessário, tanto do ponto de vista das oportunidades que a educação deve proporcionar a todos os cidadãos, quanto da capacidade que o país tem, em seu conjunto, de participar de forma efetiva das novas modalidades de produção e trabalho deste fim de século, altamente dependentes da educação e da capacidade tecnológica e de pesquisa.
2 - Características gerais do sistema e situação atual
O sistema educacional brasileiro compreende os seguintes níveis: * creches para crianças de 0 a 3 anos; * pré-escolas para crianças de 4 a 6 anos; * primeiro grau ou ensino fundamental, de 8 séries, com ingresso a partir dos 7 anos; * segundo grau ou ensino médio, de 3 séries; * nsino superior, com duração de 3 a 6 anos; * pós graduação (mestrado e doutorado).
A educação é considerada a principal garantia de conquista de liberdade e igualdade de oportunidade a todos os cidadãos independentemente de sexo, etnia ou classe social. Mas a diferença entre a qualidade do ensino público e privado ainda é uma grande barreira para vencer a desigualdade
O referido autor (Idem:73), ainda numa perspectiva jurídico-administrativa, diznos que o ensino público é aquele cuja gestão é do poder governamental, enquanto que o ensino privado é caracterizado pela gerência e propriedade de pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.
Quando pensamos em 'ensino privado', normalmente o seguinte cenário vem à mente: os pais, junto com seus filhos, têm uma ideia de qual linha de ensino o jovem precisa ou gostaria de ter; estes, por sua vez, escolhem uma entidade que oferece este tipo de