Diferenças entre o ensino público e o privado
De
Sociologia
Diferenças no ensino público e privado
Aluno: André Gustavo Alves H.
Série: 3ª B
Professora: Gilmara Juvino
Introdução
O ensino básico do Brasil vem sendo bastante questionado quanto a sua qualidade e eficiência. Avaliações realizadas pelo INEP mostram que aproximadamente 5% dos alunos apresentam desempenho adequado. Nos últimos anos esse índice tem caído exclusivamente devido ao desempenho dos alunos de escola pública. Isso tem ocasionado uma saída cada vez maior dos alunos de classe média dessas escolas.
O ensino básico público tem se mostrado menos eficiente do que o privado. No Brasil alunos de classe média têm migrado do ensino público para o privado, pois o segundo está se destacando na preparação para vestibulares e em sua estrutura. Muitas escolas particulares chegam a ter laboratórios, bibliotecas modernas, teatros, anfiteatros, enquanto isso existe uma escola pública equipada como essas, geralmente Federal, e milhares com estrutura precária. Essas escolas passam a ser chamadas de “escolas modelo”. Tais escolas deveriam ser adotadas em todo país, mas não é o que acontece.
O que é passado para população é que o governo está investindo muito, como países de primeiro mundo em educação, mas não divulgam abertamente a diferença do investimento por aluno de um país de primeiro mundo para o Brasil. Além de países desenvolvidos verem a educação como um investimento em longo prazo, já os subdesenvolvidos, geralmente, como uma despesa a mais.
O governo vendo a falta de eficiência do ensino público criou as cotas para possibilitar o acesso ao ensino superior a esses estudantes de escola pública, além da criação do FIES e outros programas de financiamento estudantil que também acabam beneficiando os alunos de colégios privados. As cotas geram inúmeros debates de diferentes pontos de vista, mas já foram adotadas por algumas