Ensino medio
Ensinar uma língua requer uma busca constante do “novo” para as mudanças que ocorrem no tempo, mas não devemos deixar de lado o que é velho, pois o velho são as experiências já vividas e mostradas no seu todo, dando e servindo de uma base sólida para saber administrar o novo.
No contexto educacional atual, é necessário assumir o pressuposto de que a língua se realiza em uso nas práticas sociais, nas quais os sujeitos agem. Desta forma, definem a finalidade do ensino de língua materna, que é garantir a expansão das possibilidades de uso e reflexão da linguagem em situações significativas de interlocução, adquirir capacidade para outras situações de uso de fato às quatro habilidades: falar, escutar, ler, e escrever, bem como tomar o texto como unidade básica de trabalho, considerando a diversidade de textos que circulam socialmente.
Hoje em dia em todos os aspectos, pode-se dizer que é difícil para o educando ensinar gramática sem desassociá-la a sua língua, pois para o aluno o ensino da gramática se tornou algo muito abstrato de difícil entendimento, embora ele faça uso dela sem perceber.
É importante que o professor valorize, primeiramente, a gramática que o aluno já possui, ou seja, a gramática internalizada, para que o aluno possa associá-la, com a normativa, pois ambas fazem parte de nossas vidas.
O professor deve mostrar ao