ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Érika Thayane Santos
Análise do processo de implantação do ensino fundamental de 9 anos.
Belém – 2014
Caroline Chaves Santos
Érika Thayane Santos
Análise do processo de implantação do ensino fundamental de 9 anos.
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade da Amazônia – Unama, como requisito de avaliação para a 1° NI, da disciplina Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental, orientado pela Profª. Gina Bolonha.
Belém – 2014
Introdução
O Ensino Fundamental com duração de nove anos foi introduzido no contexto educacional brasileiro em dois momentos. Inicialmente por meio da lei n° 11.114 de 16 de maio de 2005, que determina a diminuição de sete para seis anos a idade mínima da criança para seu ingresso no ensino fundamental, sendo dever dos responsáveis efetuar a matricula das crianças dessa idade. Posteriormente foi sancionada a lei n° 11.274 de 6 de fevereiro de 2006, determinando que o ensino fundamental no Brasil passasse a ter duração de nove anos. A proposta do ministério da educação (MEC) é assegurar que as crianças de 6 anos iniciem no 1° ano e termine o 9° ano com 14 anos. Esta medida proporciona um tempo maior da criança no ambiente escolar, pretendendo uma educação de qualidade e a diminuição dos índices de evasão escolar e repetência.
1. A ampliação do Ensino Fundamental de Nove anos; A ampliação para nove anos o ensino fundamental requer uma organização maior nos currículos, nas propostas, no material didático e nos recursos, uma vez que a faixa etária dessas crianças exige um olhar diferenciado, respeitando suas especificidades. Considerando a proposta contida nos documentos do MEC e do Conselho Nacional de Educação (CNE), que enfatiza a melhoria da qualidade de vida, nos perguntamos se o professor está consciente de sua participação neste processo, uma vez que é ele que está