Ensino Fundaental
Etapa: 3
As Organizações Auxiliares na escola.
Escola Estadual EE Inocoop II
A APM tem como finalidade colaborar no aprimoramento do processo educacional e , sendo uma entidade com objetivos sociais e educativos, não tendo caráter político ou religioso. Dessa forma, através do Decreto n.º 12.983, de 15 de dezembro de 1978, alterado pelo Decreto n.º 48,408, de 06 de Janeiro de 2004, foi estabelecido o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres, e este é o instrumento que dispõe sobre as finalidades, atribuições e deveres para seu funcionamento como instituição.
Todas as atividades a serem desenvolvidas para alcançar objetivos como mobilizar os recursos humanos e materiais e financeiros a comunidade, a mobilização do prédio para a comunidade em horários ociosos, favorecer o entrosamento entre pais e professores dentre outras; tem de serem previstas em um Plano anual.
Os recursos da APM da Escola Estadual EE Inocoop II vem exclusivamente do governo, mais eles podem vir de contribuições dos associados, convênios, doações e promoções diversas.
A APM associação de pais e mestres é estruturada por um conselho deliberativo e uma assembleia geral que é a totalidade da APM, com no mínimo 11 membros onde cada qual possui sua função como do direto Executivo que representa a APM judicial e extrajudicial, dentre outras funções.
Nas reuniões deliberativas o elo entre escola e comunidade é fortalecido, pois a partir dos reais problemas da escola, a discussão para solucionar esses problemas, das melhores formas possíveis, fazem esse estruturamento.
Para os professores e funcionários a resposta também é positiva uma vez que obtém melhores respostas da comunidade.
As verbas revertidas em materiais necessários trazem benefícios para todos que compõe o corpo escolar, efetivamente melhorando a qualidade da educação local.
Se não existir uma determinada estrutura e se não existirem objetivos na organização auxiliar da escola não estaremos perante uma