Ensino De F Sica
Ensino de física: tendências e desafios na pratica docente
Introdução
Temos a necessidade de discutir o papel escolar com a alienação de um importante ato didático-pedagógico. A ação pedagógica tem a melhor das intenções já que esta presente em cada etapa desse processo.
Muitos estudos foram desenvolvidos para bem intencionar profissionais da educação e dar uma instrução para que a façam de forma consciente, e atualizando a forma de educar a sociedade contemporânea anda, já que a educação é vista como um importante instrumento na formação de indivíduos.
Sabendo que o aluno passa no mínimo quatro horas por dia no ambiente escolar até os seus dezoito anos, conseguimos claramente perceber que a escola esta diretamente ligada ao desenvolvimento intelectual do aluno e é muito importante na formação de cidadãos. Buscando sempre forma-los e integra-los adequadamente ao meio social, que onde ligeiramente me leva me levou a questionar o porquê alguns não seguem o padrão de cidadão que a escola impõe? Refletindo vejo que há uma falha no ensino, onde levamos pouco em consideração o meio de vivencia extraescolar que é exatamente onde cada individuo se diferencia.
Ensinar pra quê?
Jacques Delores defende que a educação tem a função essencial de desenvolvimento continuo dos indivíduos e das sociedades como um dos meios mais importantes. Em 1967 propõe que a educação não deve ser apenas mera transmissão de conteúdos e sim que atue no sentido de emancipar os indivíduos, para isso acontecer faz-se uso da educação e tem dois grandes obstáculos: a pressão da sociedade e a necessidade dos jovens adaptarem-se ao mundo.
A escola aliena os alunos como poder da educação escolarizada na sociedade moderna que se apresenta da forma de submissão dos indivíduos a padrões culturais reduzidos a bens de consumo, formando sujeitos frágeis e susceptíveis de modismo.
Os autores que defendem a liberdade decorrente no conhecimento apontam uma necessidade de mudança nos