ENSINO DE GRAMÁTICA E QUALIDADE DE VIDA
. O ensino de gramática só faz sentido a partir do momento em que prepara o indivíduo (aluno) para uma vida em sociedade nos modos de ser, de ver o mundo e de construir relações.
. O ensino como forma de atuação/exercício de cidadania a coloca em relação direta com a qualidade de vida.
. “Mas o que a gramática tem a ver com a qualidade de vida?”:
a) A linguagem dá forma ao mundo e este dá forma á língua, por isso, só dominando esse instrumento o indivíduo será capaz de transitar dentro de uma sociedade e sua cultura sem dificuldades, uma vez que estarão capacitados a perceberem os significados. É por meio da língua que a interação comunicativa se faz.
b) Ensinar Português a falantes nativos da língua tem um propósito fundamental: desenvolver a competência comunicativa que o indivíduo já possui, possibilitando a ele (re)conhecer e utilizar sempre, mais e mais, recursos linguísticos adequadamente a cada situação de interação comunicativa.
c) A gramática entendida como um conjunto de teorias linguísticas, de fato, pouco influenciará na qualidade de vida do usuário da língua, mas se entendida como um conjunto de conhecimentos linguísticos de uso efetivo em situações concretas de comunicação, não há dúvida de que a influenciará positivamente, porque quanto mais contém recursos, mecanismos e estratégias da língua, maior desempenho comunicativo ele terá.
A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA
. “Educação linguística: o que é e para que serve”:
a) É um conjunto de atividades que proporcionam a um indivíduo a conhecer e utilizar adequadamente o maior número possível de recursos da sua língua, a fim de que os use em situações comunicativas específicas produzindo os efeitos e sentidos pretendidos.
b) Torna possível ao usuário saber as condições de comunicação por meio dos efeitos e sentidos entre locutor e interlocutor.
“A educação linguística trata de ensinar os recursos da língua e as instruções de sentido que cada tipo de recurso (...) em