Ensino de física
“EDUCAÇÃO EM FISICA: DISCUTINDO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE”
ACADÊMICO: CLEBSON GOMES – 2010214848 clebsilva@uft.edu.br ANANÁS, TO 2014
ANGOTTI, José André Perez; BASTOS, Fábio da Purificação de; MION, Rejane Aurora. Educação em Física: discutindo ciência, tecnologia e sociedade. Revista: Ciência e Sociedade. V. 7, n. 2, p. 183-197, 2001.
RESUMO
O texto em questão refere-se a uma pesquisa e análise de uma proposta processual que vem sendo construída via investigações e ações no ensino formal de Física, que busca a mutação de equipamentos tecnológicos “resolvidos” em equipamentos geradores de reflexão, indagação e conscientização.
A discussão circula-se em torno do debate onde o processo de formação em física é comprometido com as dimensões temáticas do ensino/aprendizagem e com a tríade ciência, tecnologia e sociedade. A estratégia utilizada pelos autores foi construir, na prática, um programa de investigação-ação.
Neste sentido, os resultados apontam em favor do trabalho docente nessa direção progressiva, seja na descodificação dos equipamentos ou na aprendizagem mais significativa dos universais da Física vinculados aos produtos tecnológicos tradicionais ou contemporâneos, usualmente reconhecidos pelos licenciandos e seus alunos do ensino médio.
Os autores são José André Perez Angotti, Professor Doutor, Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação,do Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil Fábio da Purificação de Bastos, Professor Adjunto Doutor, Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS e Rejane Aurora Mion, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina e Professora