CINEMA ENSINO DE FISICA
1. TÍTULO
O cinema como ferramenta didática para o ensino de física no ensino médio.
2. JUSTIFICATIVA
O cinema pode ser é utilizado como ferramenta didática em sala de aula, a fim de proporcionar uma metodologia alternativa aos métodos tradicionais de ensino, e tentar trazer assuntos interdisciplinares e contemporâneos para a sala de aula. Sua utilização permite o exercício da reflexão por parte do estudante, ao permitir e explorar situações muito próximas de sua realidade, e enquanto prática pedagógica inovadora atua principalmente no despertar da emoção do estudante. Assim torna-se muito mais fácil para o docente chamar atenção do aluno para aspectos relevantes, muitos dos quais não seriam contemplados em uma discussão ou explanação formal. Daí a importância do professor que utiliza filmes, quebrar seus próprios preconceitos, a fim de conquistar o aluno, para a reflexão. (CEZAR et al., 2010).
Por meio do desenvolvimento correto do uso do cinema em sala de aula possibilita-se o estímulo ao envolvimento e ao entendimento mais apurado do educando a respeito do meio aonde se insere (CASTRO et al, 2010). Portanto o cinema seria uma solução para atrair a atenção dos alunos e o seu interesse para a disciplina de física, além de ajudar a exemplificar e contextualizar os fenômenos físicos com o dia-a-dia desses alunos.
Devido à pequena quantidade de materiais publicados sobre o tema em âmbito acadêmico, há um interesse de se analisar como os pesquisadores estão visualizando e abordando questões envolvendo a utilização de multimeios no ensino, mais precisamente na a utilização do cinema como ferramenta didática para o ensino de física no ensino médio.
3. REVISÃO DA LITERATURA (BONECO)
O ENSINO NAS ESCOLAS
A concepção tradicional humanista tem inicio no século XIX no Brasil, com o objetivo de criar uma “escola redentora da humanidade” de acordo com Saviani (1983). Os ideais liberais fundamentavam uma concepção que contribuiu