Literatura
(Machado de Assis, 11 de novembro de 1847)
Assim era Joaquim Maria Machado de Assis Alguém que colocava a essência humana na microestrutura de sua obra. Para que o leitor a observasse por meio de pequenos gestos e de palavras aparentemente irrelevantes, mas possuidoras de grande significado na obra machadiana.
O universo machadiano constitui-se de um permanente jogo entre a essência e a aparência. Machado de Assis foi mestre em utilizar a superfície do texto para suscitar discussões e denunciar uma sociedade patriarcal e escravocrata como foi a de seu tempo. Por meio desta superficialidade Machado de Assis vai desnudando o psiquismo e as relações humanas.
Machado de Assis não se furta do direito de explorar o comportamento de seus personagens em geral medíocres, pouco inteligentes, frívolos e vaidosos
Outra característica importante na obra machadiana e que merece destaque é o anticlimax, que consiste em criar-se um conflito cuja solução seja aparentemente previsível para depois frustrar essa previsibilidade com uma solução inusitada. A estratégia estilística criada por M.A tem por objetivo principal neutralizar o binômio “felicidade ou desgraça” que permeava as obras românticas.
E fortalecer os princípios realistas momento literário do qual faz parte nosso brilhante escritor. Pode-se afirmar diante da peculiaridade do autor que: Machado de Assis não se prende a um estilo de época. Cria seu próprio estilo.
“A fama de machado de Assis transcende sua morte física”(José Paulo Ramos Junior-Discutindo literatura – vol 4 p.37)
O CONTO MACHADIANO Além da concisão do pensamento, sutileza de idéias e sobriedade de estilo (EUGÊNIO GOMES, vol 70 p.7) Há um novo elemento que será predominante em seus contos: o humorismo irônico.
O Estilo de época A base cultural e