Ensino de cartografia nas séries iniciais
A cartografia é uma prática de representação do espaço geográfico, que vem sendo utilizado no ensino das diferentes regiões nas aulas de Geografia em salas de aula. Mas antes de ser reconhecida como um importante conhecimento didático da pratica educativa, a cartografia já vinha sendo utilizada pelo homem como uma indispensável ferramenta para se posicionar e de localização espacial.
Neste sentido, torna-se necessário que a prática de ensino de cartografia esteja comprometida com a formação do indivíduo desde a sua iniciação alfabética, pois seus conceitos atribuem um grande valor educativo, compreendendo que a aprendizagem e leitura do mundo que o ensino cartográfico proporciona ao indivíduo, possibilitam a ele o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a sua formação, e visão critica dos espaços geográficos.
Assim, a iniciação cartográfica no ensino, nas séries inicias do ensino fundamental, compreende-se em uma prática imprescindível para a formação e o desenvolvimento espacial da criança, pois a partir do seu aprendizado o aluno consegue compreender e se posicionar diante um mapa, decodificando e representado os elementos dispostos neles, para se situar corretamente no espaço seguindo as suas informações.
Contudo, a cartografia é uma prática de ensino que requer o domínio de diferentes habilidades, tanto por parte do professor quanto do educando, exigindo o desenvolvimento de atividades e materiais didáticos próprios a esta prática, possibilitando a apropriação dos saberes cartográficos de ensino. Com isso o papel do professor é fundamental para o desenvolvimento deste processo, proporcionando ao aluno uma aprendizagem a partir de exercícios próprios, levando-o a construírem os seus próprios mapas, e ajudando na constituição de conceitos próprios desta prática educativa.
Dessa maneira, busca-se evidenciar a necessidade do educador, em estar atento para atuar com o ensino da cartografia nas series