Ensino da matemática em laboratório
As dificuldades e os problemas que afetam o sistema de ensino, em particular o ensino de matemática, não são recentes, eles têm sido diagnosticados há muitos anos, levando diferentes grupos de estudiosos e pesquisadores a refletirem sobre suas causas e conseqüências.
Sendo o Ensino Médio um momento particular do desenvolvimento cognitivo dos jovens, o aprendizado de Física deve estimular os jovens a acompanhar as noticias cientificas, orientando-os para identificação sobre o assunto que está sendo tratado e promovido meios para interpretação de seus significados. Levando em conta o momento de transformações que vivemos, [...].(PCN,1999, p.231).
Muitas propostas que têm sido formuladas para o encaminhamento de possíveis soluções e indicam a orientação para se desenvolver uma educação voltada para a participação e o envolvimento dos alunos e professores, que precisam estar capacitados para compreender os avanços tecnológicos atuais e ainda, atuar de modo consciente e responsável diante de suas possibilidades e se interferir nos grupos sociais em que convivem. Assim, o entendimento da natureza da ciência de um modo geral e da matemática em especial constitui um elemento fundamental para formação de cidadãos conscientes.
A análise do papel das atividades experimentais desenvolvidas nas ultimas décadas, revela que há uma variedade significativa de possibilidades e tendências de uso dessa estratégia de ensino, de modo que, dá condições para os alunos refletirem, e reverem suas idéias a respeito dos fenômenos e conceitos abordados, fazendo com que os mesmos construam um nível de aprendizado, permitindo-lhes reconsiderar o modo como se explica os fenômenos.
Mesmo com a crescente produção da pesquisa em ensino de Ciências e apesar da ampliação do número de experiências que incorporam os