Concreto
Concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia. É um material da construção civil que, além destes materiais já citados, pode ser composto por outros materiais eventuais, os chamados aditivos.
O concreto simples tem grande resistência aos esforços de compressão mais baixa resistência aos esforços de tração.
O concreto armado possui resistência elevada tanto para esforços de tração como de compressão, sendo adicionado aos componentes normais da mistura um 5° componente: armadura ou ferro.
Materiais utilizados na fabricação do concreto:
Os agregados para indústria da construção civil são os insumos mais consumidos no mundo.
Dessa forma, os agregados são matérias granulares, sem volume definidos, de dimensões e propriedades adequadas para uso em obras de engenharia civil. Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos.
Com relação à origem, podem ser chamados de naturais e artificiais , sendo que os naturais são os materiais extraídos em sua forma fragmentar, sendo esta, a forma como o material se encontra em sua área de origem. Como exemplo de agregados naturais pode-se citar: areia e cascalho. Artificiais são os materiais que são extraídos em forma de b locos e precisam passar por processos de fragmentação, como a brita e areia britada.
Cimento:
O cimento é um material pulverulento, constituído de silicatos e aluminicatos complexos, que, ao serem misturados com a água, hidratam-se, formando uma massa gelatinosa, finamente cristalina, também conhecida como “gel”. Esta massa, após contínuo processo de cristalização, endurece, oferecendo então elevada resistência mecânica.
Ele pode ser definido também, como sendo um aglomerante, pois é o material ligante que promove a união dos grãos de agregados; ativo, por necessitar de um elemento externo para iniciar sua reação e Hidráulico, porque este elemento externo é a água.
Água:
Este componente exerce um papel de