Ensino da Língua Portuguesa
Em nossa web aula, estudamos as três concepções de linguagem que podem permear a prática de um professor ao ensinar a língua portuguesa: linguagem como expressão de pensamento, linguagem como forma de comunicação e linguagem como forma de interação. Considerando a primeira concepção, linguagem como expressão do pensamento, assinale a alternativa correta:
Alternativas
1 - Para essa concepção o professor deve propiciar situações de aprendizado, cujo conhecimento seja construído.
2 - As normas gramaticais, para esta concepção, não são tão relevantes, pois o que mais importa é a interação realizada em sala de aula.
3 - De acordo com essa concepção, a linguagem é constituída por um sistema de códigos, conjunto de signos que se combinam conforme regras, que permitem a transmissão de mensagens.
4 - A expressão do pensamento do aluno, para esta concepção, é muito considerada no ambiente escolar, pois ele pode opinar livremente sobre o seu aprendizado e exteriorizar a sua reflexão.
5 - De acordo com essa concepção, as pessoas não se expressam bem porque não pensam. Cabe lembrar, que “expressar bem”, para esta concepção, é se expressar segundo as normas da gramática normativa.
Sua resposta
4 - A expressão do pensamento do aluno, para esta concepção, é muito considerada no ambiente escolar, pois ele pode opinar livremente sobre o seu aprendizado e exteriorizar a sua reflexão.
Resposta gabarito
De acordo com essa concepção, as pessoas não se expressam bem porque não pensam. Cabe lembrar, que “expressar bem”, para esta concepção, é se expressar segundo as normas da gramática normativa.
Comentário do gabarito
A alternativa correta é a letra E, pois esta concepção é bastante tradicional, visto que a imposição das regras gramaticais era o que norteava o ensino. De acordo com esta concepção, as crianças que não sabiam se expressar adequadamente, isto é, segundo as regras da gramática normativa, é porque não pensavam bem.
Questão 2: Nota: