Ensino da lingua portuguesa para surdos
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: caminhos para a prática pedegógica
1. Origem da história da língua portuguesa
A origem da língua portuguesa encontra-se na transformação através dos séculos, o latim faz referência as línguas românticas ou neo-latina. O latim originou-se na região do Lácio onde depois seria fundada Roma, como se sabe a expansão do latim se dá no contexto da expansão romana. A formação da língua portuguesa ocorre com a mobilização para a expulsão dos árabes e a influência político-cultural.
2. O Brasil no mundo da lusofonia
Cinco séculos depois da colonização, a sociedade brasileira se apresenta como maior nação falante de língua portuguesa. A situação da comunidade surda nesse cenário é particularmente interessante, eles são identificados como membros detentores de uma cultura própria, a cultura surda.
3. Lingua e identidade : Um contexto de política linguística
1- Situação do tema
O assunto aqui desenvolvido está diretamente relacionado com política de línguas, culturas como entidade oficial de uma nação e língua como veículo de intercomunicação humana.
2- Considerações gerais
A vitalidade de uma língua depende de sua utilização efetiva, tanto em escala nacional quanto em escala mundial. Quanto mais a língua é utilizada mais ela é viva.
O mundo atual globalizado – que pretende apagar limites, não é capaz de atingir o sistema da língua, porque não lhe é permitido clonar todas em uma só.
3- Linguagem espaço de atos concretos
A língua que se apresenta é a que funciona como suporte linguístico e não necessariamente aquela que é compreendida como estrutura. A língua portuguesa adquiriu especificidades locais e começou a definir-se como variedade brasileira, o que culminou em 1922 com a Semana de Arte Moderna, que privilegiou as singularidades do falar brasileiro com ênfase ao tom coloquial da linguagem. Se as marcas incorporadas não foram suficientes para criar línguas