Ensino Aprendizagem
A criança é o ser que mais notoriamente constrói conhecimento, O papel dela na aprendizagem é ativo, a aprendizagem vai acontecer em ligação direta com o desenvolvimento.
Aprender significa assimilar o objeto de conhecimento a esquemas mentais. Quando a criança entra em contato com o objeto de conhecimento ela retira desse objeto algumas informações e as retém, e são essas informações, e não todas que serão retidas porque existe uma organização mental a partir das estruturas já existentes.
A criança passa pelo processo de assimilação e acomodação do objeto. Ao entender, interpretar e assimilar o objeto ela acomoda o conhecimento, então a acomodação é a origem do processo de aprendizagem. O conhecimento é sempre um processo de assimilação e acomodação.
A aprendizagem se dá no exercício operacional da inteligência. O desenvolvimento da inteligência é a condição para que os seres humanos construam conhecimento sobre o meio, e como a inteligência é uma organização, o desenvolvimento dela não se dá por acúmulos de informações, mas, sobretudo por uma reorganização dessa troca de inteligências, ou seja, crescer é uma forma de reorganizar a própria inteligência de forma a ter maiores possibilidades de assimilação.
O aluno ao entrar em contato com um novo conhecimento, ele pode ficar confuso, entrar em conflito, no processo de assimilação o que é novo, quase sempre, oferece certas resistências ao conhecimento e para entender esse novo conhecimento o aluno precisa modificar suas estruturas mentais e acomodá-las. Piaget denominou equilibração esse processo de busca do equilíbrio dessas modificações
Professor- aluno
Cabe ao professor provocar desequilíbrios, a curiosidade, criar novos desafios, problematizando o objeto de conhecimento despertando o interesse do aluno em aprender. Ensinar e aprender envolve certa intimidade, então é importante que o professor crie laços de confiança com seus alunos, que convivam que conversem que