ENSINAR, APRENDER E AVALIAR
O presente relatório pretende expor algumas considerações sobre a avaliação no contexto do processo ensino – aprendizagem, observando qual é o seu papel no desenvolvimento do trabalho escolar e quais as suas possibilidades de aplicação junto ao educador. Para que avaliar, o que avaliar e como avaliar deve ser reflexões contínuas no cotidiano do educador, para que este não perca o seu objetivo principal, que é o bom desempenho do aluno.
A avaliação da aprendizagem como processo deve buscar a inclusão e não a exclusão dos educando. Portanto, o professor ao avaliar o aluno, deve levantar dados, analisá-los e sintetizá-los de forma objetiva, possibilitando o diagnóstico dos fatores que interferem no resultado da aprendizagem.
“Luckesi afirma que muitos confudem os atos de ensinar e aprender com o de avaliar. Ensinar tem a ver com o ato do orientador que propõe ao aprendiz desafios novos, estimulando à aprendizagem, isto é, a aquisição de novas compreensões da realidade, assim como de novas condutas.”
Aprender tem a ver com o ato do aprendiz. É ele que faz o caminho de adquirir novas compreensões, assim como novas formas de agir e de fazer. É ele quem adquire novos hábitos, tendo por base a aprendizagem. Já o ato de avaliar incide sobre a qualidade do aprendido, que, por sua vez, é fruto da aprendizagem estimulada pelo ensinamento.
A distinção entre os atos de ensinar, aprender e avaliar