Portos e Sistema Portuario
Raquel Helena Palhuca
FGV Managment - Turma T04
Curso.: MBA em Gestão de Comercio Exterior e Negócios Internacionais.
Nelson Ludovico, Doutor e Professor
1. Introdução
O transporte marítimo tem sido utilizado historicamente, desde as mais antigas civilizações para comercializar iguarias e diversas mercadorias, entre outras atividades comerciais, possibilitando as populações geograficamente distantes, conhecerem e usufruírem das riquezas naturais e culturais das outras, o que ocorre até hoje, e de forma globalizada.
Desde então, o progresso desse modo de transporte tem viabilizado a integração de economias e grandes negócios em âmbito internacional. Nesse cenário, o sistema portuário tem evoluído de modo a se adequar as frequentes demandas por inovação tecnológica, com o objetivo de atender em menor tempo e com melhor qualidade os usuários de seus serviços, tanto no que afeta as operações logísticas, quanto em relação ao gerenciamento da tramitação documental, no sentido de minimizar o impacto negativo da burocracia nas operações que afetam ao transporte de cargas.
No setor portuário e no comercio marítimo internacional, tem ocorrido transformações, tanto no que concerne aos tramites documentais, quanto no que afeta aos avanços tecnológicos e operacionais. Tais transformações tornam, cada vez mais imprescindíveis, profissionais capacitados, investimentos em equipamentos de ultima geração, em processos e programas que agilizem os procedimentos burocráticos existentes.
A defasagem tecnológica do Sistema Portuário Brasileiro, em relação aos padrões internacionais, com maiores índices de produtividade e qualidade de serviços, impôs um processo de reorganização do setor e hoje, não obstante a importante redução desta defasagem (já identificada).
Em razão da Política de Modernização dos Portos, o Ministério dos Transportes transferiu a administração desses portos para as Companhias Docas,