didática
Professora Ilma Passos Alencastro Veiga, brasileira, possui Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Goiás. O texto as dimensões do processo didático na ação docente tem a estrutura textual constituída de três núcleos fundamentais: 1º] pressupostos filosóficos e históricos da didática; 2º] o planejamento e os elementos do ensino, 3º] a relação professor aluno. De acordo com VEIGA (2004, p.13), o processo didático se explicita pela ação docente das quatro dimensões – ensinar, aprender, pesquisar e avaliar, ou seja, o ensino não depende apenas de um fator, mas sim desses quatro fatores, que precisam estar interligados, sendo necessário compreender, analisar e valorizar cada dimensão do processo didático (VEIGA, 2004). Quando se pensa em questões de aprendizagem, a situação é muito delicada, pois tudo o que o aluno pode aprender ou deixar de aprender tem relação com algum aspecto das suas experiências vitais. Nesse sentido, não é possível separar processo de aprendizagem das demais relações estabelecidas pelo educando em sua trajetória de vida. Ensinar não é transmitir o conhecimento, mas ajudar, mediar o aluno a desenvolver as habilidades necessárias para a construção do conhecimento, como postula Ilma Veiga. Veiga ainda ressalta que ensino é também um ato interpessoal, intencional e flexível conectado ao seu contexto social mais amplo, estando este conectado com os pares didáticos: ensinar a ensinar, ensinar a aprender, ensinar a pesquisar e ensinar a avaliar.
Ensinar a ensinar significa construir, desencadear uma ação inovadora entre o professor e alunos. É a tarefa-chave do professor, ou seja, garantir a organicidade e coerência ao processo de ensino.
Ensinar a aprender é uma relação entre o papel orientador do professor e a auto-atividade do aluno. É mostrar os caminhos e também orientar o aluno para que