Ensaios mecanicos - dobramento
RESUMO
Este trabalho apresenta dois tipos de ensaios destrutivos, o ensaio de dobramento e o ensaio de embutimento. O ensaio de dobramento é realizado através de fixação do corpo de prova em um dispositivo e através de um cutelo é aplicado uma carga vertical no corpo de prova.Este ensaio fornece uma indicação qualitativa do material. O ensaio de dobramento é muito utilizado na área da soldagem, é semelhante ao ensaio de flexão.
INTRODUÇÃO
O ensaio de dobramento fornece uma indicação qualitativa da ductilidade do material. Por ser um ensaio de realização muito simples, ele é largamente utilizado nas indústrias e laboratórios, constando mesmo nas especificações de todos os países onde são exigidos requisitos de ductilidade para um certo material. O ensaio de dobramento comum não determina nenhum valor numérico, havendo porém variação do ensaio que permite obter valores de certas propriedades mecânicas do material.
DESENVOLVIMENTO
O ensaio, de um modo geral, consiste em dobrar um corpo de prova de eixo retilíneo e secção circular, tubular, retangular ou quadrada, assentada em dois apoios afastados a uma distância especificada, de acordo com o tamanho do corpo de prova, por intermédio de um cutelo, que aplica um esforço de flexão no centro do corpo de prova até que seja atingido um ângulo de dobramento especificado. A carga, na maioria das vezes, não importa no ensaio e não precisa ser medida; o cutelo tem um diâmetro, D, que varia conforme a severidade do ensaio, sendo também indicado nas especificações, geralmente em função do diâmetro ou espessura do corpo de prova. Quanto menor é o diâmetro, D,do cutelo, mais severo é o ensaio e existem mesmo especificações de certos materiais que pedem dobramento sem cutelo, denominado dobramento sobre si mesmo.
MÉTODOS DE EXECUÇÃO
O ensaio, de um modo geral, consiste em dobrar um corpo de prova de eixo retilíneo e secção circular, tubular, retangular ou quadrada,