Ensaios de Dobramento e Flexão
KARLONY STERPOONY PLEM
TIALIN BARBOZA
ENSAIOS MECÂNICOS: DOBRAMENTO E FLEXÃO
PONTA GROSSA
2014
TIALIN BARBOZA
KARLONY STERPOONY PLEM
ENSAIOS MECÂNICOS: DOBRAMENTO E FLEXÃO
Trabalho realizado para obtenção de nota parcial na disciplina de Ensaios Mecânicos, do terceiro período de Engenharia Mecânica UTFPR - PG.
PONTA GROSSA
2014
Sumário TOC \o "1-1" \h \z \u Introdução PAGEREF _Toc393744866 \h 1Ensaio de dobramento PAGEREF _Toc393744867 \h 2Ensaio de flexão PAGEREF _Toc393744868 \h 3Conclusão PAGEREF _Toc393744869 \h 5Referências PAGEREF _Toc393744870 \h 6
IntroduçãoO ensaio mecânico é um procedimento essencial no projeto e execução de componentes mecânicos e/ou construção civil. Existem diversos tipos de ensaios, classificados em destrutivos e não destrutivos.
Os ensaios a serem abordados neste trabalho são os ensaios de flexão e dobramento. Serão descritos seus objetivos, as diferenças entre um e outro e os resultados obtidos no final de cada ensaio.
Ensaio de dobramentoÉ um ensaio que tem por resultado uma informação qualitativa ao invés de quantitativa a respeito da ductilidade do material. De simples execução pode ser realizado em campo, não havendo necessidade de estar em laboratório.
O ensaio de dobramento é classificado em guiado, semiguiado e livre. Essa classificação consiste na forma final do corpo de prova após ensaiado. O primeiro procede com controle total do formato final do CDP ensaiado (como exemplificado na primeira ilustração da Figura 1). O segundo método se dá engastando uma das extremidades e aplicando a carga na extremidade livre, apoiando-se um cutelo no ponto onde se deseja que ocorra a flexão máxima. O ensaio de dobramento livre ocorre sem a aplicação de força no ponto de flexão máxima, e pode ser dividido em duas etapas, uma dobrando o corpo até uma angulação desejada, e outra submetendo o corpo a uma carga necessária para dobrá-lo sobre ele mesmo (terceira ilustração da