Ensaio dobramento x flexão
✓ Quando um material for submetido a uma carga e esta causa uma deformação elástica, dizemos que se trata de um esforço de flexão. ✓ Quando um material for submetido a uma carga e esta causa uma deformação plástica, dizemos que se trata de um esforço de dobramento.
Isso quer dizer que, no fundo, flexão e dobramento são etapas diferentes da aplicação de um mesmo esforço, sendo a flexão associada à fase elástica e o dobramento à fase plástica.
O ensaio de dobramento
Imagine-se sentado à beira de uma piscina, numa bela tarde ensolarada, completamente relaxado, apenas observando o movimento. De repente, você vê alguém dando um salto do trampolim. Se você prestar atenção, vai observar que a prancha se deforma sob o peso do atleta e depois volta à sua forma original. Sem dúvida, um dos fatores que contribuem para a beleza do salto é a capacidade da prancha do trampolim de suportar o esforço aplicado.
Agora, pense no que aconteceria se a prancha do trampolim se dobrasse em vez de voltar à sua forma original. Seria catastrófico! Neste caso e em muitos outros, é importante conhecer o comportamento dos materiais frente a esse tipo de esforço.Agora experimente dobrar duas barras de um metal: por exemplo, uma de alumínio recozido e outra de alumínio encruado. Você vai observar que a de alumínio recozido dobra-se totalmente, até uma ponta encostar na outra. A de alumínio encruado, ao ser dobrada, apresentará trinca se provavelmente quebrará antes de se atingir o dobramento total.
Como é feito o ensaio de dobramento
O ensaio consiste em dobrar um corpo de prova de eixo retilíneo e seção circular (maciça ou tubular),retangular ou quadrada, assentado em dois apoios afastados a uma distância especificada, de acordo com o tamanho do corpo de prova, por meio de um cutelo, que aplica um esforço perpendicular ao eixo do corpo de prova, até que seja atingido um ângulo desejado.
[pic]
O valor da carga, na maioria das