Dobramento
CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA QUÍMICA
ENGENHARIA MECÂNICA
RELATÓRIO SOBRE ENSAIO DE DOBRAMENTO
Laura Alves Coelho
Vitor Aresi de Souza
SÃO LEOPOLDO
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 OBJETIVOS 6
2.1 OBJETIVO GERAL 6
2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 6
3 EQUIPAMENTOS 7
4 MÉTODOS E PROCEDIMENTOS 12
5 RESULTADOS DO ENSAIO 16
6 CONCLUSÃO 18
7 REFERÊNCIAS 19
1 INTRODUÇÃO
Este relatório é com base em um ensaio de dobramento, realizado com a intenção de medir a resistência de uma solda e obter uma determinada visualização de como funciona o teste de soldas.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Tem-se como objetivo geral analisar e interpretar as forças atuantes no ensaio de dobramento, para o conhecimento e conceito sobre a relação do ensaio e propriedades da solda utilizada.
2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
O objetivo específico é apresentar um relatório a partir de ensaios científicos de dobramento realizado no laboratório da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) feito pelos alunos da turma de Materiais Mecânicos I 2013/1, onde foi realizado o ensaio de dobramento com a Solda Mig.
3 EQUIPAMENTOS
A solda utilizada no ensaio foi a Solda Mig ( Metal Inert Gás ): É denominado MIG o processo de soldagem utilizando gás de proteção quando esta proteção utilizada for constituída de um gás inerte, ou seja, um gás normalmente monoatômico como Argônio ou Hélio, e que não tem nenhuma atividade física com a poça de fusão. Este processo foi inicialmente empregado na soldagem do alumínio e o termo MIG ainda é uma referência a este processo. Estes processos são geralmente utilizados com corrente elétrica continua. É aplicável à soldagem da maioria dos metais utilizados na indústria como os aços, o alumínio, aços inoxidáveis, cobre e vários outros. Peças com espessura acima de 0,76mm podem ser soldados praticamente em todas as posições.
4 MÉTODOS E PROCEDIMENTOS
O ensaio de