ensaios de terreno
O presente relatório engloba três ensaios: trado, amostra indeformada e SPT. O primeiro ensaio de trado foi feito com o objetivo de determinar a natureza do solo local e da sua estratificação. Posteriormente, o segundo ensaio de amostra indeformada foi feito com a finalidade de determinar as propriedades físicas e mecânicas do solo. Por último, o terceiro ensaio de SPT foi feito para obter subsídios que definirão o tipo e o dimensionamento das fundações. Todos os ensaios foram feitos segundo as normas da ABNT.
2. REVISÃO TEÓRICA
2.1. Trado
O primeiro ensaio de trado segue a norma NBR 9603 e é recomendado para perfurações de até 5 metros. Através desse ensaio podem-se obter informações relevantes como: estrutura, cor, textura, odor e umidade do solo. Com essas informações teremos a identificação e classificação do solo.
2.2. Amostra Indeformada
O segundo ensaio de amostra indeformada segue a norma NBR 9604 e determina a escavação de um poço que deva ter dimensões mínimas suficientes para permitir o acesso de um manuseador. Esta dimensão é 1 metro para poço quadrado ou 1,2 metro de diâmetro para poço circular. A área deve ser limpa, cercada e sinalizada.
2.3. SPT O terceiro ensaio de SPT segue a norma NBR 6484/2001 e determina a posição do nível d’água (lençol freático) e o índice de resistência do solo. Para que esse ensaio seja feito, é necessário retirar amostras do solo a cada metro de penetração, a fim de se analisar em laboratório, as características e propriedades do solo na região onde o experimento foi realizado.
3. METODOLOGIA DE ENSAIO
3.1 Trado O ensaio foi realizado no período da manhã, às 08h00, no dia 20/03/2014, quinta-feira, no bloco 11 do UniCEUB, num dia parcialmente ensolarado, após um dia chuvoso, com temperatura variando entre 18ºC-25ºC, e, umidade entre 95-55%. Para realizar essa sondagem foi necessária a coleta de uma amostrade terra usado um trado escavadeira. Para retirar a amostra do trado foi