ORGANIZAÇAO E METODOLOGIA DA ED. INFANTIL
O presente relatório tem por objetivo fazer um breve apanhado sobre a organização do Sistema de Ensino Brasileiro. Com esse trabalho teremos a oportunidade de, entre outros pontos importantes, conhecer a organização do sistema escolar brasileiro, onde se divide em duas partes: níveis e modalidades, compreender os aspectos legais que regulamentam a educação brasileira, onde faremos pesquisas sobre as atribuições do MEC, de suas responsabilidades, abrangendo até os órgãos estaduais e municipais, entender as diretrizes curriculares nacionais de educação e o currículo. As vantagens e desvantagens do ensino fundamental de nove anos, onde de acordo com o Ministério da Educação – MEC, o objetivo de ampliar o Ensino fundamental para nove anos é principalmente assegurar que todas as crianças tenham mais tempo no convívio escolar com isso maior oportunidade de aprender, e uma aprendizagem mais ampla.
Características gerais do sistema educacional brasileiro. De acordo com o art. 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/96), a educação escolar compõe-se de duas partes: níveis e modalidade.
Níveis:
Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;
Educação superior.
A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, podendo ser oferecida no ensino regular e nas modalidades de educação de jovens e adultos, educação especial e educação profissional, sendo que esta última pode ser também uma modalidade da educação superior.
A educação infantil, que é a primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual, e social, complementando a ação da família e da comunidade. É oferecida em creches para crianças de