Leis de jogo do Rugby
Instalações e equipamentos
Campo:
Recinto de jogo:
Definições:
O campo é toda a área indicada na Planta. O campo inclui:
O terreno de jogo é a área que, tal como na Planta, é delimitada pelas linhas de ensaio e as linhas laterais, com exclusão de qualquer uma destas linhas.
A área de jogo compreende o terreno de jogo e as áreas de ensaio, tal como apresentado na Planta. As linhas laterais, as linhas laterais da área de ensaio e as linhas de fundo não pertencem à área de jogo.
O recinto de jogo compreende a área de jogo e uma razoável superfície do terreno que a rodeia e que, quando praticável, não deve ser inferior a 5 metros, sendo conhecida essa superfície como área de perímetro.
A área de ensaio é a superfície do terreno delimitada pelas linhas de ensaio, linhas laterais da área de ensaio e linhas de fundo. As linhas de ensaio e os postes fazem parte da área de ensaio, mas as linhas laterais da área de ensaio e as linhas de fundo não fazem parte.
A área de 22 metros é a superfície do terreno delimitada pelas linhas de 22 metros e as linhas de ensaio. As linhas de 22 metros fazem parte desta área, mas as linhas de ensaio não fazem parte.
A Planta, incluindo todas as palavras e símbolos nela representados, faz parte integrante das Leis do Jogo.
Piso do recinto de jogo: Requisito: O piso deve apresentar sempre condições de segurança para o jogo. Tipo de piso: O piso deve ser de relva mas também pode ser de areia, saibro, neve ou relva artificial. O jogo pode ser praticado em neve, desde que a mesma e o piso que a sustenta apresentem condições de segurança para o jogo. O piso não deve ser duro, como os de cimento ou asfalto. No caso de pisos de relva artificial, estes devem respeitar as condições expressas no Regulamento 22 do IRB.
As dimensões do recinto de jogo:
Dimensões: O terreno de jogo não deve exceder os 100 metros em comprimento. Cada área de ensaio não deve