Ensaios de dureza
INTEGRADOS 6-A
MÓDULO DE MATERIAIS
ENSAIO DE DUREZA
2º Semestre lectivo 2007/ 2008
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
LICENCIATURA EM ENGENHARIA QUÍMICA E BIOLÓGICA
ENSAIO DE DUREZA
1. OBJECTIVO
Este trabalho tem como objectivo determinar a dureza de um metal e a resistência que este oferece à deformação plástica.
2. EQUIPAMENTO
A dureza é uma medida da resistência de um material metálico à deformação permanente (plástica). A dureza de um material metálico é medida forçando um indentador a penetrar na superfície da amostra.
O indentador, que é geralmente uma esfera, uma pirâmide ou um cone, é feito de um material muito mais duro do que o material a ser ensaiado. Por exemplo, frequentemente os indentadores são feitos de aço temperado, carboneto de tungsténio ou diamante. Na maior parte dos ensaios de dureza normalizados, aplica-se lentamente uma determinada carga ao indentador, que o faz penetrar perpendicularmente à superfície do material que se pretende ensaiar.
Existem vários tipos de ensaio de dureza:
Ensaio de dureza Brinell;
Ensaio de Dureza Vickers;
Ensaio de Dureza Rockwell.
O tipo de ensaio utilizado no laboratório é o ensaio de Dureza Rockwell. Este ensaio é um ensaio que se baseia na medição da profundidade de penetração como medida da dureza do material a ensaiar.
2
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
LICENCIATURA EM ENGENHARIA QUÍMICA E BIOLÓGICA
Princípio de funcionamento do Durómetro
No ensaio de dureza Rockwell uma força inicial F0 é aplicada a um penetrador. O ponto até onde o penetrador se deslocou é tomado como a origem do valor da penetração que terá lugar posteriormente.
A força inicial F0 é acrescida de uma força adicional F1, durante um determinado intervalo de tempo t , a qual provoca uma penetração adicional h1. Após a remoção da força adicional e mantendo aplicada a força adicional F0 é medido o acréscimo remanescente de penetração e a partir do qual se define o valor da