Ensaio, a cultura vista de todos os ângulos
Disciplina: Tópicos Especiais em Antropologia Contemporânea
Prof.ª Viviane Nascimento Silva
Aluno: Rafael Ramos de Azevedo
Ensaio,
A Cultura vista de todos os ângulos
Poções, 10/09/2010
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS / DFCH
Disciplina: Tópicos Especiais em Antropologia Contemporânea
Prof.ª Viviane Nascimento Silva
Aluno: Rafael Ramos de Azevedo
Ensaio,
A Cultura vista de todos os ângulos
O presente trabalho foi elaborado para ser apresentada a disciplina Tópicos Especiais de Antropologia Contemporânea, para ser avaliado como nota da I unidade.
Poções, 10/09/2010
A Cultura vista de todos os ângulos Em todos os momentos da história no qual o homem se deparou com outra sociedade não européia, esta outra sempre foi tida como inferior, primitiva, ignorante, sem história, ou seja, sem cultura. Foi assim no antigo mundo Grego-romano com os povos “bárbaros”, do mesmo jeito que ocorreu com a descoberta do “novo mundo” nas Américas denominada povos primitivos. A visão de superior do europeu de um povo culto e civilizado era o modelo ideal dominante que aos poucos foi substituída pelo reconhecimento de um relativismo que, renunciando à afirmação imperialista de uma hierarquia dos valores, admite agora a coexistência das diferenças sócio-culturais. Uma peça fundamental para tal mudança se deva ao surgimento da Antropologia, em fins do século XIX, que com uma corrente de grandes pensadores veio conceituar o termo “cultura”, abrindo um leque de discussões a respeito do tema.
O que é cultura O termo cultura foi utilizado na Europa até o século XVIII, antes de Edward Taylor, predominante como uma reflexão sobre as descontinuidades sociais e nacionais. Kultur foi um tema caro ao romantismo alemão, inicialmente instrumento da burguesia contra uma aristocracia influenciada pela corte francesa, mais tarde veio a definir o espírito alemão, símbolo do esforço da unificação