TrabalhoFinal CulturaeMaterialidadeEscolar
2421 palavras
10 páginas
Universidade Presbiteriana MackenzieMestrado em Educação, Arte e História da Cultura
Ensaio para a disciplina Cultura e Materialidade
Escolar, ministrada pela Dra. Ingrid Ambrogi.
Fotografia e o Registro Histórico:
Um Ensaio Contemporâneo
VITOR DAMIANI
TIA 71351469
São Paulo
06 maio 2014
Sumário
1.
Fotografia como registro histórico
2.
Além da Fotografia
3.
Fotografia e tridimensionalidade
4.
Modelos 3D na história da cidade
5.
Popularização da fotografia
6.
Dispositivos móveis
7.
Fotografia Colaborativa
8.
O Mundo em Imagens
9.
Imagens fora do alcance
10. Bibliografia
Fotografia como registro histórico
A história é feita de fatos. Eventos que ocorreram no passado, frases que foram ditas, papéis que foram assinados. Os registros no passado iniciaramse com manifestações figurativas em cavernas, como no caso de Lascaux, cujas pinturas rupestres datam de
15.500 ap. A representação do mundo por meio de pinturas figurativas cresceu desde então, e com a invenção da fotografia no início do século XIX passou a ter sua acuidade representativa cada vez maior, sendo usada inclusive com valor documental em diversas áreas, como ressalta Kossoy (2001, p.55):
[...] as imagens que contenham um reconhecido valor documentário são importantes para os estudos específicos nas áreas de arquitetura, antropologia, etnologia, arqueologia, história social e demais ramos do saber, pois representam um meio de conhecimento da cena passada, e, portanto, uma possibilidade de resgate da memória visual do homem e do seu entorno sociocultural. Tratase da fotografia enquanto instrumento de pesquisa, prestandose à descoberta, análise e interpretação da vida histórica.
Kossoy (2001, p.25) completa que, a fotografia tinha papel fundamental como possibilidade inovadora de informação e conhecimento histórico.