Ensaio sobre a questão indígena e sua relação com os direitos humanos
Dourados, MS
2011
Os Índios e os Direitos Humanos
Para pode analisar a questão indígena e os direitos humanos, é preciso entender quando e como os direitos humanos surgiram e o que ele trouxe para a humanidade. A ideia de igualdade entre os homens surgiu no período axial da história e demorou muito tempo para que a Declaração Universal de Direitos Humanos, DUDH, pudesse fazer com que nessa ideia, tivessem todos os indivíduos que habitam a terra. O artigo I da Declaração Universal de Direitos Humanos diz: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.
Através dela, podemos notar que mesmo com as diferenças de um ser humano para com outro, todos são iguais, e o que torna esses seres humanos iguais é a humanidade.
Vale lembrar que todas as leis escritas devem ser aplicadas a todos que vivem em uma sociedade organizada sem discriminar ou privilegiar qualquer indivíduo, etnia, raça ou grupo. Todas as culturas têm conhecimento e noção do que é dignidade humana mesmo esta não sendo completa e estando livre de problemas. É um pouco complicado dizer que esses conceitos são incompletos, pois existem várias culturas e dentro de cada uma, há certas normas a serem cumpridas. Todas as “sociedades” diferem uma das outras e é por isso que a questão dos Direitos Humanos será falho em algumas sociedades e principalmente, naquelas que não vivem de acordo com a maior parte da população mundial.
Após a criação dessa declaração, todos os indivíduos que vivem em uma sociedade organizada são assegurados de seus direitos e merecem ser tratados com dignidade, respeito e ter uma proteção quando for necessário independente do lugar que estiver localizado.
Quando o assunto são os povos indígenas, é preciso ter em mente que esses povos sofreram muito com o processo de