ensaio proctor
Obter a HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Massa_Espec%C3%ADfica_Aparente_Seca" \o "Massa Específica Aparente Seca" densidade seca máxima do maciço terroso .Faz-se a realização do ensaio de compactação tipo Proctor Normal , com a reutilização do solo, para a obtenção de sua curva de compactação. Através do ensaio de compactação é possível obter a correlação entre o teor de umidade e o peso específico seco de um solo quando compactado com determinada energia
2)Procedimento
Primeiramente se pega uma amostra de solo que tenha passado pela peneira de numero 4 (4,8mm) e acrescenta água a mistura ate se obter uma massa homogênea.
Posteriormente deve-se compactar a amostra de solo dentro de um molde cilíndrico de 1000 cm³ em três camadas iguais, sendo que cada camada de solo deve ser compactada com 26 golpes distribuídos uniformemente sobre a superfície da camada, com um soquete de 2.5 kg caindo de uma altura de 30.5 cm.
Entre a colocação de cada camada é necessário fazer algumas ranhuras no solo para que a camada se compacte bem outra.
Então se remove o colarinho e a base, deixa a superfície do material plana à altura do molde e pesa-se o cilindro com solo úmido compactado.
Posteriormente retira-se a amostra do molde com auxílio do extrator e coleta-se uma pequena quantidade para a determinação da umidade.
Então desmancha-se o material compactado até que possa ser passado pela peneira no.4, misturando-o em seguida ao restante da amostra, deve se adiciona mais água e repetir o mesmo procedimento mais quatro vezes.
3)Cálculo
- Peso específico úmido: = [(Peso Cilindro + Solo Úmido) - (Peso Cilindro)]/(Volume Cilindro)
- Peso específico seco: d = (.100)/(100 + w)
4) Resultados
Peso específico seco máximo= 1,48 kg/cm³
Umidade ótima (wot) = 27,74 %
5) Conclusão
A partir do ensaio de Compactação Proctor foi possível determinar os parâmetros ótimos para o trabalho de