Ensaio Marcelo
PSICOLOGIA
BRUNO CAVALCANTI
FILIPE TEIXEIRA SANTOS
THIAGO VIANA DA SILVA
ENSAIO
“POR QUE A ÉTICA É NECESSÁRIA À EXISTÊNCIA HUMANA?”
MACEIÓ-AL
2015
BRUNO CAVALCANTI
FILIPE TEIXEIRA SANTOS
THIAGO VIANA DA SILVA
ENSAIO
“POR QUE A ÉTICA É NECESSÁRIA À EXISTÊNCIA HUMANA?”
Ensaio apresentado ao curso de Psicologia, sob orientação do prof. Marcelo Goes, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Fundamentos Epistemológicos.
MACEIÓ
2015
Introdução
Apresentaremos no presente trabalho como a ética pode ser distinguida da moral. Ainda como uma moral pode se transformar em ética e vice-versa.
Iremos compreender, que a ética é necessária em qualquer civilização para que esta não venha entrar em conflito com outros povos nem com si mesma.
Essa forma de organização já vem sendo desenvolvida desde muito tempo, na Grécia antiga já havia resquícios de ética em sua civilização. Assim como ela pode ferir os costumes alheios ainda pode preservar o bem maior que é condição para que ela mesma (ética) venha a se desenvolver, a vida.
Pode-se dizer que moral é um conjunto de valores – conjunto de características de uma pessoa ou um grupo, dentro do seu modo de agir – e regras de uma determinada sociedade, enquanto sua cultura, tradição, educação, comunicação e até comportamento. A moral, portanto, tem um caráter mais individual. Ou seja, cada indivíduo na sociedade possui moral, essa moral muitas vezes é semelhante quando dois indivíduos concordam um com o outro em relação, por exemplo, ao modo de agir das pessoas frente a uma situação atípica e ainda podem ser diferentes quando esses mesmos indivíduos discordem de determinadas condutas. A moral muitas vezes é construída em uma sociedade de forma hereditária, quando por gerações passadas são passados os costumes, tradições, comportamentos para as gerações seguintes, fortalecendo-a assim cada vez mais e difícil de ser quebrada e até refeita por