Ensaio Jominy
Leonardo Paulino de Oliveira
Março/2015
Temperabilidade
Temperabilidade é a capacidade de um aço tem de endurecer em profundidade quando resfriado rapidamente, esta propriedade não deve ser confundida com dureza, que se refere à capacidade de um material de resistir a dano em vez disso, a temperabilidade determina se um objeto pode ser feito de forma mais enrijecida, ou se é resistente ao endurecimento, este termo é usado apenas para se referir a objetos de metal, incluindo aço e ligas metálicas, e não é aplicada aos plásticos ou outros materiais.
Fatores que elevam a temperabilidade
-Adição de elementos de liga (Menos cobalto).
-Granulação grosseira (Não usado, pois geralmente quer se obter boas propriedades mecânicas no material, que não se obtém na granulação grosseira).
-Homogeneidade da austenita (Não existência de carboneto não dissolvido e micro inclusões).
Fatores que diminuem a temperabilidade
-Granulação fina.
-Austenita não homogenia (Existência de carboneto não dissolvido e micro inclusões).
A utilização da velocidade de resfriamento para expressar a temperabilidade constitui-se em meio pratico e simples, proem com restrições, pois a velocidade de resfriamento não é constante.
Objetivo
Esse experimento teve como principal objetivo medir a dureza HRC em diferentes pontos de um corpo de prova de Jominy a fim de verificar onde o mesmo apresenta maior ou menor temperabilidade.
Vantagens
A grande vantagem deste ensaio reside na simplicidade da sua execução aliada à possibilidade de com um só ensaio se caracterizar a resposta de um aço a uma gama muito extensa de velocidades de arrefecimento. Além disso, o ensaio de Jominy permite obter uma reprodutibilidade de resultados muito boa, mesmo para variações significativas das condições da sua execução.
Desvantagens
O ensaio de Jominy apresenta como principal desvantagem o facto de não ser aplicável a aços de muito reduzida temperabilidade