Ensaio Jominy
Efeito dos elementos de liga nos aços – Temperabilidade dos aços
SAO BERNADO DO CAMPO
2013
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é analisar, através do ensaio Jominy, os efeitos que a têmpera e alguns elementos de liga provocam nos aços ( 1045 e 4340 ) e suas propriedades mecânicas como dureza, resistência ao desgaste, resistência à tração e ductilidade.
INTRODUÇÃO
PORQUE USA-SE ENSAIO JOMINY:
O ensaio Jominy é um dos métodos utilizados para se avaliar a temperabilidade dos aços. Este ensaio, padronizado pela norma NBR-6339 da ABNT, utiliza corpos-de-prova classificados como corpo-de-prova convencional, corpo-de-prova reduzido e corpo-de prova fundido, em função das suas dimensões ou de seu material de origem. Neste ensaio, o corpo-de-prova é aquecido até a temperatura de austenitização do aço do qual o mesmo é fabricado e resfriado rapidamente em condições padronizadas, através de um jato d’água. Após o resfriamento do corpo-de-prova, é feito um mapeamento da dureza no sentido longitudinal do mesmo, a partir da extremidade resfriada, sendo esses resultados exibidos graficamente como uma variação da dureza em função da distância.
APLICAÇÃO DO ENSAIO JOMINY:
Compete ao engenheiro a aplicação de conhecimentos adquiridos com a teoria associados à experiência, a fim de obter-se o melhor desempenho possível dos materiais selecionados para a fabricação de componentes mecânicos e estruturais, tudo isso aliado, preferencialmente, a um menor custo. O conhecimento das transformações metalúrgicas sofridas pelas ligas metálicas, como é o caso dos aços, pode possibilitar a adequação da sua estrutura metalúrgica e, consequentemente, das suas propriedades mecânicas para uma aplicação específica, sem a necessidade de maiores investimentos como a aquisição de ligas mais nobres ou especialmente processadas para aquele fim.
O ensaio Jominy é uma