Ensaio Jominy
O ensaio Jominy, em metalurgia, é designado para avaliar a temperabilidade de um aço, ou seja, a capacidade de se obter martensita por tratamento térmico de têmpera. Consistiu-se de um dispositivo onde foi colocado um corpo de prova cilíndrico, austenitizado, sobre um jato de água, até seu total resfriamento. Em seguida foi feita a medida de dureza ao longo de todo o seu eixo axial e feita a comparação entre o aço SAE 1045 e um aço ligado ao cromo-níquel-molibdênio SAE 4340 que foram os materiais estudados.
Ensaio Jominy
Consiste num prático e eficaz ensaio que é realizado com o intuito de se verificar a temperabilidade de aços. Este ensaio também pode ser denominado "ensaio de resfriamento da extremidade e foi desenvolvido por Jominy e Boegehold se caracterizando, devido à sua praticidade e eficácia na obtenção de resultados satisfatórios é atualmente o ensaio mais usado. Ao passar do tempo este ensaio foi passando por uma série de padronizações, isto pode ser afirmado devido á padronização pelas normas ASTM (American Society for Testing Materials) , SAE(Society of Automotive Engineers) , AISI (American Iron and Steel Institute) e no Brasil pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), através da NBR 6339 .
.
1.2.1– Corpo de prova
O corpo de prova deve ter forma cilíndrica, de 25 mm. de diâmetro por 100 mm de comprimento (aproximadamente 1" x 4" ) . Além disso deve ser dotado de um flange de suporte na extremidade superior de 32 mm. De diâmetro por 3 mm. de comprimento.
A peça deve ser extraída por usinagem de uma barra laminada ou forjada de 32 mm. de diâmetro afim de se eliminar uma eventual descarbonetação. Vale lembrar que os corpos-de-prova devem estar normalizados e autenitizados antes do ensaio, conforme temperaturas especificadas pela norma.
Figura 1 – Esquematização gráfica do dispositivo Jominy
1.2.3 – Condições do ensaio
Em primeiro lugar, a água deve estar numa temperatura adequada ( entre 5º C e 30ºC).