Ensaio Ecologia
A Poliomielite Paralítica, mais conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral causada pelo poliovírus onde ocorre a inflamação da substância cinzenta da medula espinhal. O vírus espalha-se para algumas vias nervosas e faz com que os neurônios motores sejam destruídos, resultando assim em paralisia dos membros inferiores. A Poliomielite Paralítica foi considerada uma epidemia mundial entre 1840 e 1850. Somente um século após a epidemia, o cientista Jonas Salk conseguiu desenvolver uma vacina contra a Poliomielite Paralítica, chamada de Salk. A vacina Salk foi uma descoberta cientifica de grande porte, pois diminuiu radicalmente o número de mortes no mundo todo.
O primeiro motivo que torna essa descoberta importante é o fato de que há diferentes manifestações da Poliomielite, entre elas está a paralisia dos músculos de membros inferiores, febre, meningite asséptica, rigidez da nuca, distúrbio gastro-intestinal e o mais perigoso: caso o vírus ataque as células nervosas que controlam os músculos da respiração, a pessoa sofre uma parada respiratória e falece. Quando a pessoa sobrevive a Poliomielite, ela fica com as sequelas da doença pela vida inteira.
Outro fator importante na fabricação da vacina Salk foi o medo de uma nova epidemia mundial de Poliomielite Paralítica, como a que levou milhares de pessoas à morte no século XIX. Apesar do vírus da Poliomielite Paralitica estar disseminado no mundo inteiro, os casos de Poliomielite Paralítica são mais frequentes nas zonas temperadas e as epidemias ocorrem com mais frequência durante os meses de verão.
O presidente americano Franklin de Roosevelt também foi vitima da Poliomielite e em 1938 organizou a Fundação Nacional contra a paralisia infantil, a fim de dirigir e unificar a luta contra essa enfermidade. Essa organização foi generosamente ajudada por todo povo americano e foi o fator principal da descoberta da vacina Salk.
Com a descoberta da vacina Salk e após diversas campanhas