ensaio de tração
Ensaio de tração consiste na aplicação de carga de tração uniaxial crescente em um corpo de prova específico até a ruptura.
Mede-se a variação no comprimento como função da carga aplicada(figura 1) ,e após o tratamento adequado dos resultados obtém-se uma curva tensão x deformação do corpo de prova .
Figura 1 – ensaio de tração.
Trata-se de ensaio amplamente utilizado na industria de componentes mecânicos,devido á vantagem de fornecer dados quantitativos das características mecânicas dos materiais.
As principais características analisadas são:
Limite de resistência a tração
Limite de escoamento
Limite de elasticidade
Módulo de elasticidade
Módulo de resiliência
Limite de proporcionalidade
Coeficiente de encruamento
Tensão máxima
Parâmetros relativos a ductilidade (estricção e alongamento)
O ensaio de tração é bastante utilizado como teste para controle das especificações da entrada de matéria prima e controle de processo.
Entre diversos tipos de ensaio existentes para avaliação das propriedades mecânicas dos materiais, o mais amplamente utilizado é o ensaio de tração. Essa aplicabilidade se deve ao fato de ser um tipo de ensaio relativamente simples e de realização rápida além de fornecer informações importantes e primordiais para o projeto de fabricação de peças e componentes.
Na amplitude de informações fornecidas pelo ensaio quanto á caracterização dos materiais,podendo ser utilizado em praticamente todos os tipos de materiais de aplicação em engenharia(polímeros ,metais ,cerâmicos,compósitos,madeira entre outros).
Em um ensaio de tração, obtém-se o diagrama tensão-deformação (figura 2 ), na qual é possível analisar o comportamento do material ao longo do ensaio.
Figura 2 – curva tensão deformação convencional
Deformação Elástica
As deformações elásticas não são permanentes, ou seja, quando a carga é removida, o corpo retorna ao seu formato original. No entanto, a curva tensão-deformação não é sempre