Ensaio de transformador em vazio
EXPERIÊNCIAS Nº 03: ENSAIO DE TRANSFORMADOR EM VAZIO
Estrutura:
Título da prática – Ensaio de Transformador em Vazio.
Curso – Engenharia Elétrica.
Disciplina – Conversão de Energia.
Área de conhecimento – Não há área de conhecimento pertinente na classificação fornecida.
Introdução: O transformador é uma máquina elétrica para conversão eletromagnética de energia que se distingue das demais por não produzir energia mecânica útil. Seu campo de aplicação inclui todo tipo de conversores elétricos, sistemas de transmissão e distribuição de energia, acoplamentos de diferentes sistemas elétricos, isolação entre fontes, casamento de impedâncias, condicionamento de sinais, etc.
1. Ensaios em vazio e em curto-circuito
Como o transformador real apresenta dispersão, saturação, histerese e até capacitâncias parasitas, o seu comportamento se afasta um pouco das relações ideais. Para avaliar o seu desempenho sob diferentes condições de operação, é necessário conhecer os parâmetros que permitem estabelecer um modelo para análise. Normalmente opta-se por um circuito elétrico equivalente que possibilita o estudo do comportamento e do desempenho elétrico de um transformador através de relações de circuitos.
O circuito T, indicado na Figura 1, é largamente utilizado e representa bem o comportamento do transformador na maioria das aplicações. e são a resistência e a reatância de dispersão do enrolamento primário. e representam a resistência de perdas no núcleo e a reatância de magnetização, em conjunto formam a impedância de magnetização , por onde circula a corrente de excitação . e são a resistência e a reatância de dispersão do enrolamento secundário referidas ao primário. Figura 1
Estes parâmetros podem ser obtidos em ensaios simples (em vazio e em curto circuito), se algumas simplificações forem feitas no circuito da Figura 1.
1.1. Ensaio em vazio
Neste ensaio, o lado