- Ensaio em vazio Transformador monofásico- RELATÓRIO
Ensaio em vazio - Transformador
10/09/2014
Grupo E.M.
Denílson Cardoso
Mauro Emílio
Renan Muniz
ENSAIO A VAZIO
INTRODUÇÃO
Através das aulas do professor Eduardo Barata, na matéria de Máquinas e Equipamentos Elétricos, foram estabelecidos conceitos, montagem, manutenção e ensaios em transformadores monofásicos e trifásicos. Conforme solicitado pelo orientador iremos apresentar como se aplica um ensaio em vazio em um transformador monofásico.
No ensaio em vazio em um transformador, seu objetivo final é determinar perdas que ocorrem no seu núcleo, perdas por histerese ou perdas por corrente parasita e determinar os parâmetros do ramo magnetizante. Neste ensaio o lado secundário como o nome já diz, fica em vazio, ou seja, ligado a nada. Enquanto a tensão nominal é aplicada no primário.
Instrumentos utilizados:
1 transformador monofásico;
3 amperímetros;
1 voltímetro
2 wattímetros;
1 varivolt.
Dados do transformador
Transformador monofásico 330VA
60Hz 0.6kv / 80º
Primário 127v
Secundário 220v
Modelo: EI 38x63
PROCEDIMENTO:
Com a utilização dos recursos disponíveis, foi possível montar o seguinte esquemático da montagem:
Figura 1- Esquema de montagem do ensaio
Depois do circuito já montado e conferido, ligamos os terminais na bancada de maneira a entrar no varivolt, uma tensão de 270V. Utilizando o varivolt aplicamos tensão no enrolamento de menor tensão do transformados deixando o enrolamento de maior tensão aberto. A tensão aumentou até atingir o valor de 270V marcado em V1.
Medimos a potência ativa absorvida com a leitura do wattímetro, a tensão no primário com a ajuda do voltímetro, e também medimos a corrente com o amperímetro, registrando em seguida todas as informações. Com tais valores, calculamos a Potência Aparente absorvida pelo primário.
Como já foi dito