guião para ensaio de transformadores
Máquina Elétricas I (laboratório)
Ensaio experimental nº 3:
Ensaio de transformadores para determinação dos parâmetros do circuito equivalente.
Objetivo:
Ensaio de um transformador monofásico e de um trifásico com vista à obtenção dos valores referentes ao seu circuito elétrico equivalente.
Definição:
Circuito Equivalente – Circuito elétrico equivalente ao transformador simplificado de modo a eliminar a parte referente à indução magnética e representando as perdas do circuito como componentes elétricos simples e ideais (resistências e bobines).
Introdução:
A representação tradicional de um transformador num esquema elétrico não é cômoda nem precisa, pois representa apenas um transformador real, desprezando todas as perdas do mesmo, não permitindo por isso realizar cálculos do comportamento real de um transformador.
Figura – Esquema típico de um transformador
Para contornar este problema usa-se um circuito equivalente, onde já são representadas as principais perdas de um transformador (perdas por efeito de joule no enrolamento, perdas por correntes de Foucault no núcleo e corrente de magnetização do circuito).
Para a representação do transformador é necessário determinar as perdas neste, sendo estas determinadas pelos seguintes ensaios:
Ensaio em vazio – primário do transformador alimentado à sua tensão nominal e o secundário deixado em circuito aberto.
Ensaio em curto-circuito – primário do transformador alimentado em baixa tensão e os terminais do secundário em curto-circuito.
O ensaio em vazio permite determinar as perdas no ferro (núcleo), a reactância de magnetização e a relação de transformação.
O ensaio em curto-circuito permite determinar as perdas no cobre (enrolamentos) e reactância de dispersão.
Material necessário:
Transformador monofásico
Fonte de alimentação de corrente alterna regulável
2 Amperímetros
2 Voltímetros
1 Fasímetro