Máquinas eletricas - ensaio
Ensaios de Transformadores
GOIÂNIA - GO
2013
Objetivo
No ensaio à vazio de transformadores tem como objetivo a obtenção de perdas no núcleo (PH + PF),que seria as impedâncias Rc e Xm(calculados) através do valor de medido de corrente à vazio (Ica), aplicando uma tensão nominal com lado primário do transformador e medindo a potencia de entrada.
Já o ensaio em curto-circuito tem como objetivo a obtenção das perdas no cobre, que seria as resistências R1 e R2 ,e as reatâncias X1 e X2.Para isto aplica a tensão na faixa 10 a 15% da nominal no lado secundário o que obriga a circular uma corrente nominal, e também se mede a Potência de entrada.
Materiais utilizados
1º - Transformador monofásico;
2º - Cabos para conexões;
3º - 1 Voltímetro;
4º - 1 Amperímetro;
5º - 1 Varivolt;
6º - 1 Wattímetro;
Procedimentos experimentais
Dados de placa do transformador:
SN = 47 VA f = 60 Hz
VAT = 220 V VBT = 47V
IAT = 0,21A IBT = 1 A
Ensaio à Circuito Aberto:
No ensaio a circuito aberto, também conhecido como ensaio a vazio, tem como objetivo coletar a corrente a vazio (Ica) , aplicando uma tensão nominal ao lado primário do transformador e medindo a corrente que esta circulando no terminais de entrada do transformador, como mostrado na figura1.Também é necessário coletar a potência que o transformador esta solicitando a vazio. É sempre bom lembrar que que a tensão medida pelo voltímetro da figura1 é a tensão nominal do lado de baixa.
Os dados coletados no ensaio a vazio são :
VN = Vca = 47(V) Ica = 0,18(A) Pca = 2(W)
ANÁLISE a) Obter a relação de transformação, a partir dos dados de placa: α =VBTVAT α= 0,21 b) a corrente a vazio em porcentagem da corrente nominal.
1A ---- 100%
0,18 ---- Ica% Ica% = 18% c) Determinar os parâmetros do ramo magnetizante utilizando as representações paralela. θ = cos-1 PcaVca.Ica θ = 76,33o
Iop = Icacos θ
Iop =