O QUE É REENGENHARIA EM UMA ORGANIZAÇÃO
As organizações contemporâneas, estão sofrendo inúmeras mudanças em seu cenário administrativo, vista, a necessidade de constantes renovações e rápidas adaptações a sua forma de trabalhar, para que com isso consigam a sobrevivência em um mercado que muda rapidamente, tanto na preferência dos consumidores como na gama de ofertas a estes disponíveis. Algumas Ferramentas Gerencias encontradas dentro do conceito de Análise Organizacional, esta por sua vez, referindo-se a estrutura, recursos disponíveis (físicos, humanos e financeiros), e competências essenciais a organização, buscam resolver os problemas encontrados nestas empresas. Para que isso possa vir a ocorrer, algumas destas ferramentas se fazem necessárias à empresa, e uma delas é a Reengenharia. Surgida nos anos 90, por Michael Hammer e James Champy, como um antídoto para a grave crise que no século XX colocava em risco a sobrevivência das empresas, mais conhecida como crise de modelo, ou seja, o parâmetro utilizado no passado por inúmeras organizações, que garantia o sucesso, havia tornado-se obsoleto, falido. Isso deu-se também, a clientes diferentes, uma concorrência mais acirrada e mudanças ditadas num ritmo muito superior a qualquer outra época de nossa história.
Vista no Brasil , a principio, como redução de quadro, corte de pessoal, enfim demissões, tem na verdade significativa importância para o trabalho de consultores e gestores organizacionais. Sua definição mais simplificada e menos cientifica, apresenta como um “começar de novo”, onde o que existe seria totalmente esquecido, abandonaria os procedimentos consagrados em uma empresa e criaria outros totalmente novos, ou reinventaria os já existentes. Sua função é a de manter as empresas competitivas no mercado sempre mais exigente.
Esta concepção moderna e atual, rejeita a sabedoria convencional e as tradições herdadas do passado, para ingressar em algo completamente diferente. A reengenharia tem