ensaio de fadiga
PESQUISA CIENTÍFICA / METODOLOGIA
Aracruz, ES
2012
ilustrações
Quadro 1 – Áreas do conhecimento humano na Filosofia 11
Quadro 1 - Algumas definições de ciência 20
Quadro 2 – Divisão da Ciência 22
Quadro 3 – Comparação entre as formas de conhecimento 22
Figura 1. Diagramação de pesquisa. 43
Figura 2. Cronograma de elaboração e aplicação de questionários. 49
SUMÁRIO
1CONHECIMENTO - AS FORMAS DO SABER HUMANO 5
2PESQUISA CIENTÍFICA 24
3MÉTODOS 32
4VARIÁVEIS 40
5Porque elaborar um projeto de pesquisa? 41
6MÉTODO CIENTÍFICO 50
7TÉCNICAS 59
8LISTA DE EXERCÍCIOS 62
Capítulo 1
1 CONHECIMENTO1 - AS FORMAS DO SABER HUMANO
Bochenski (1961, p. 42) citado por Cervo e Bervian (1996, p. 5) afirmam que “[...] sabemos pouquíssimo, e aquilo que sabemos sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande certeza. A maior parte de nosso conhecimento somente é provável. Existem certezas absolutas, incondicionais, mas estas são raras”.
Cervo e Bervian (1996, p. 5) definem conhecimento como sendo a relação que se estabelece entre sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se dá a conhecer. O conhecimento é a relação na qual intervêm o sujeito e o objeto, não estando a verdade nem no sujeito, nem no objeto, mas precisamente na interação entre eles.
O ser humano é dotado da capacidade de conhecer e de pensar. Para Ruiz (2011, p.89) “[...]. Conhecer e pensar constituem não somente a capacidade, como também a necessidade para o homem”.
Cervo e Bervian (1996, p. 6) afirmam, ainda, que pelo conhecimento o homem penetra as diversas áreas da realidade para dela tomar posse. Ora, a própria realidade apesenta níveis e estruturas diferentes em sua própria constituição. Assim, a partir de um ente, fato ou fenômeno isolado, pode-se subir até situá-lo dentro de um contexto mais complexo, ver seu significado e função, sua natureza aparente e profunda, sua origem,