Ensaio De Dureza
Fran
Mai
Thai
Romildo
Ensaio de Dureza Brinell
Orientador: EULIANE CORREIA COSTA DE JESUS
Salvador - BA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVO 5
3 METODOLOGIA 6
4 RESULTADOS ESPERADOS 7
5 CONCLUSÃO 8
6 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A dureza é uma propriedade mecânica largamente utilizada em estudos e pesquisas mecânicas e metalúrgicas, e principalmente na especificação e comparação de materiais. Para o conceito de dureza são atribuídos diferentes significados, tais como medida de resistência do material a ações de origem mecânica sobre sua superfície, resistência à penetração, à deformação plástica e ao risco.
Vários fatores influenciam a dureza de uma junta soldada; dentre eles citam-se a composição química do metal de base e seu grau de encruamento, a composição química do metal de adição, os efeitos metalúrgicos inerentes ao processo de soldagem, o tratamento térmico e os parâmetros de soldagem.
Uma junta soldada apresenta regiões bastante definidas, que são denominadas metal de base, zona afetada pelo calor e zona fundida; os limites máximos de dureza para estas regiões são definidos por algumas normas e especificações. Quando esses limites são ultrapassados, significa que houve perda de ductilidade e que a junta soldada pode estar comprometida.
4
2 OBJETIVO
Utilizado na especificação e comparação de materiais, o método de dureza brinell tem como objetivo avaliar a dureza de diferentes tipos de ligas metálicas, fornecendo dados quantitativos das características de resistência e deformação permanente.
.
5
3 METODOLOGIA
O método de dureza Brinell consiste em comprimir uma esfera de diâmetro D por uma força F, durante um tempo T, contra a superfície do material a ensaiar; a superfície deve ser plana e polida ou preparada através de