Ensaio de Dureza
Disciplina: Materiais Mecânicos I
Curso: Engenharia Mecânica
Objetivo:
Conhecer os tipos de ensaios de dureza Vickers, Brinell e Rockwell e avaliar o comportamento e as diferentes propriedades mecânicas dos materiais utilizados no ensaio. A partir desses ensaios podemos avaliar resistência mecânica destes materiais através da penetração de um identador determinado em sua superfície.
Introdução:
Dureza é a propriedade característica de um material sólido, que expressa sua resistência a deformações permanentes e está diretamente relacionada com a força de ligação dos átomos. Uma das maneiras de avaliar a dureza de um material e verificar a capacidade de um material penetrar no outro.
O ensaio de dureza por penetração consiste na impressão de uma pequena marca feita na superfície da peça ou corpo de provas pela aplicação de pressão com uma ponta de penetração(Identador). A medida da dureza do material ou da dureza superficial é dada com função das características da marca de impressão e da carga aplicada em cada tipo de ensaio de dureza realizado. Esse ensaio e amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, tratamentos superficiais, vidros e laminados devido à vantagem de fornecer dados quantitativos das características de resistência à deformação permanente das peças produzidas. É utilizado como um ensaio para o controle das especificações da entrada de matéria-prima e durante as etapas de fabricação de componentes. Os métodos mais aplicados utilizam penetradores com formatos padronizados e que são pressionados na superfície do material sob condições especificas de pré-carga e carga causando inicialmente deformação elástica e em seguida deformação plástica. A área da marca superficial ou sua profundidade são medidas e correlacionadas com um valor numérico que corresponde a dureza do material.
Observa-se que os