gestão de Pessoas
Apresentação da empresa/Setor
Empresa multinacional no ramo de prestação de serviços em auditoria e consultoria contábil.
Setor
Controladoria Contábil, Fiscal e Financeira.
Problema
Trabalhamos com uma vasta carteira de clientes, e tínhamos somente um gerente para administrar a controladoria contábil, financeira e fiscal, tanto dos clientes Nacionais como os Internacionais também. Este acúmulo de informações sobrecarregava demais o gestor e dessa forma a empresa não atendia as expectativas do cliente quanto ao atendimento, prestação dos serviços e cumprimento dos prazos.
Solução
Com tantos problemas e reclamações, resolveram dividir os funcionários e formar uma equipe para cuidar da carteira de clientes Nacionais e outra somente para carteira de clientes Internacionais e cada equipe com o seu próprio gestor. Essa foi à maneira encontrada para sanar os problemas quanto aos serviços prestados e com isso atender as exigências e expectativas dos clientes.
A partir desta tomada de decisão em dividir os funcionários em duas equipes (nacionais e internacionais), a empresa conseguiu alinhar os trabalhos entre os clientes e as equipes. O gestor passou a desenvolver suas atribuições e responsabilidades com maior tempo e habilidade para reconhecer os problemas e equacionar as soluções, e assim colocar em prática suas competências intelectuais, introduzindo as modificações necessárias no processo de trabalho e repassando seus conhecimentos para todo o grupo envolvido.
Competência
O assunto citado acima se enquadra na competência intelectual, onde a organização depende da gestão de competências e da gestão do conhecimento. A gestão de competência intelectual compreende três fatores: Conhecimento, habilidade e atitude e assim reconhecer e definir problemas, propondo soluções para equaciona-los. Visualizar, analisar e situar os negócios da empresa dentro do contexto nacional e internacional, de modo solidificar e perpetuar a imagem