Ensaio de compactação dos solos
Foram realizados dois ensaios no laboratório de Mecânica dos Solos que foram: ensaio de Compactação de solos e ensaio Califórnia.
O objetivo do ensaio de compactação dos solos e ensaio Califórnia é determinar a correlação entre o teor de umidade de solo e sua massa específica aparente, quando a fração de solo que passa na peneira 19mm é compactada e obter o I.S.C, que será de fundamental importância para averiguar se a resistência daquele determinado solo será suficiente para o fim em que será utilizado, respectivamente. Assim como a discussão posterior dos mesmos.
2. Fundamentação teórica
2.1.Compactação do solo
A compactação do solo visa diminuir os espaços vazios dos solos aumentando sua resistência e melhorando sua permeabilidade, compressibilidade e absorção de água.
Quando o ensaio é realizado sob diversas condições de umidade e para uma determinada energia de compactação, é possível formar um gráfico da variação do peso específico seco com a variação da umidade, chamado “curva de compactação”.
Ao montar o gráfico exposto acima, percebe-se um ponto de máximo para o peso específico seco, ele se dá justamente na ordenada que cruza o gráfico tendo como abcissa a chamada umidade ótima.
Como não é possível expulsar todo o ar existente nos vazios do solo, a curva de compactação não poderá nunca alcançar a curva de saturação.
A umidade ótima separa o gráfico em ramo seco e ramo úmido, antes e depois do peso específico máximo respectivamente.
A partir dos resultados do ensaio, pode-se obter a curva de compactação, sob diferentes teores de umidade utilizados.
Os seguintes cálculos foram utilizados em paralelo ao ensaio:
Cálculo dos teores de umidade referentes a cada etapa de compactação: h=Ph-Ps\Ps x 100
Onde:
h = Teor de umidade, em porcentagem;
Ph = Peso do solo úmido;
Ps = Peso do solo seco;
Cálculo da massa específica aparente do solo úmido, após cada compactação: γ= 𝑃′ℎ\𝑉
Onde:
γ = massa específica aparente;
P’h = peso