ensaio de compactação do solo
Introdução
Experimentalmente, é possível constatar que a adição de agua a um solo seco facilita a sua compactação. Em outras palavras, cada vez que se adiciona agua a esse solo pouco úmido, a densidade final do material compactado aumenta.
Entretanto, isso não ocorre indefinidamente. Na verdade, o acréscimo de agua tem um efeito benéfico enquanto não se alcança certo teor de umidade, que é chamado de umidade ótima (hot). Quando a adição de agua conduz a umidades superiores a hot, passa se a verificar o processo inverso. Ou seja, a densidade do material compactado tende a se reduzir com o acréscimo da umidade.
A execução do ensaio de compactação é normalizada pela NBR 7182/1986, da ABNT.
Objetivo
Determinar a umidade ótima do solo, para uma dada energia de compactação;
Determinar o peso especifico seco máximo associado à umidade ótima.
Equipamentos
Os principais equipamentos são: Almofariz e mão com borracha; Peneira nº. 4 (4,8mm); Balança; Molde cilíndrico de 1037,75 cm³, com base e colarinho; Soquete cilíndrico; Extrator de amostras; Cápsulas para determinação de umidade; Estufa.
Preparação da Amostra Toma-se certa quantidade de material seco ao ar e faz-se o destorroamento até que não haja torrões maiores que 4,8mm. Peneira-se a amostra na peneira nº. 4 (4,8mm) e em seguida determina-se sua umidade higroscópica.
Procedimento
1. Separar a amostra em 6 porções de 2,5 kg.
2. Determinar a massa do cilindro vazio e o volume útil interno e registrar.
3. Adicionar água em uma das amostras correspondente a 2% a mais da umidade higroscópica (w(%) = Pw/Ps). Mexer bem o material para uniformizar a umidade.
4. Realizar o ensaio de compactação utilizando cilindro e soquete pequeno. Compactar com 26 golpes cada uma das três camadas. Na última camada, utilizar o colarinho do cilindro para preencher o volume.
5. Retirar o colarinho e rasar a superfície do